DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL EM TEMPOS DE “QUARENTENA!”

Olá pessoal, aqui é o Bruno Porto, especialista em criação de estratégias de negócios digitais, hoje retomamos o nosso blog versão 2020 recheado de novidades, para começarmos muito bem convidamos a Daniela Silva, nutricionista e aluna da Mentoria Do Porto para nos ajudar com dicas de alimentação saudável em tempos “quarentena”, vamos lá?

@daniiela.nutrii
  1. Quais dicas para quem está com um grau alto de ansiedade e por ventura venha a descontar em alimentos em excesso?

O primeiro passo é diminuir seu contato com as notícias sobre o COVID-19. Algumas pessoas podem se sentir desesperadas com a situação que estamos vivendo e ter mais informações só piorará o quadro de ansiedade. Em relação aos alimentos, é preciso discernir o que é fome emocional e fome física. A fome emocional é aquela onde as suas emoções regem a sua vontade por algum alimento, por exemplo: estou triste, vou comer chocolate; estou feliz, vou comer pizza. Já a fome física é aquela onde o seu corpo dá sinais em que precisa se alimentar para continuar funcionando normalmente. É preciso identificar o tipo de fome e entender que quando você tem a fome emocional, você deve encontrar outra maneira de descontar suas emoções, como por exemplo: tomar um banho relaxante, ler um livro, praticar uma atividade física dentro de casa. Quando se alimentar, priorize alimentos que te tragam saciedade como os alimentos integrais e as fibras.

2. Quais alimentos você indica que podem aumentar a nossa imunidade?

A princípio é preciso informar que não existe um alimento específico que combata o COVID-19, mas alimentos que ajudam a melhorar a defesa do seu organism

Lembre-se que a imunidade é adquirida por um conjunto de hábitos: uma alimentação balanceada, atividade física, uma boa hidratação e um sono de qualidade.

Gengibre, própolis, alecrim e cúrcuma: Tem efeito anti-inflamatório e podem ser incluídas nas refeições do dia a dia, até mesmo em sucos.

Frutas cítricas: Frutas como laranja, limão, acerola e camucamu são ricas em vitamina C.

Prebióticos (gergelim, linhaça) e probióticos (kefir, iogurtes naturais, kombuchá): São altamente indicados pois a saúde intestinal está diretamente relacionada a imunidade.

3. Alguma dica específica de alimentação saudável para quem está na rotina do home office?

Trabalhar em home office é muito mais cômodo, mas também muito mais perigoso em relação a alimentação. Encare como uma jornada de trabalho normal, e determine horários específicos para você se alimentar. Tente seguir essa regra para não fugir da sua rotina alimentar.

4. Para quem tem filhos, quais recomendações nutricionais importantes nesse momento de quarentena?

Os filhos devem cuidar da imunidade tanto quanto os pais. Mas o maior desafio aqui é deixar a crianças entretidas. Que tal coloca-las para fazer seu próprio lanche? Um bolo de casca de banana é super fácil de ser feito e ainda trabalhamos a conscientização para o aproveitamento integral de alimentos.

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de casca de banana madura

4 gemas

4 claras em neve

2 ½ xícaras (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de água

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

5 colheres (sopa) rasa de manteiga

2 colheres (sopa) fermento em pó

Canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO

Bater no liquidificador as cascas de banana com ½ xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a manteiga, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de bananas batidas, a farinha e o fermento. Por último, colocar as claras em neve, polvilhando com canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, assar durante 30 ou 35 minutos.

E aí pessoal, gostaram? Muito obrigado Daniela pelas dicas, lembrando que em seu perfil acontece um super desafio em parceria com o Personal Trainer Silvio para ajudar você a emagrecer com segurança e qualidade, basta ir no perfil do Instagram e participar!

Um abraço do Porto e até a próxima edição!

Publicado por Porto Insight Digital

Mentor de Negócios Digitais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: